quarta-feira, 7 de agosto de 2013

BLOCO 817

Dartmouth College, Massachussets, 1 de Maio de 2013. A Universidade de Dartmouth além de ser uma instituição de excelência no ensino universitário americano, ficou conhecida recentemente por ter como aluno um dos jovens autores do atentado durante a maratona de Boston. Quando chegámos havia uma enorme bateria de jornalistas no campus; acabava de ocorrer a detenção de alguns amigos dos terroristas.
Na verdade o motivo da nossa ida foi uma palestra sobre um livro da autoria de Donald Taft escrito nos anos de 1920, com uma tese racista, em voga nesses tempos, que defendia que duas das comunidades de operários portugueses da Nova Inglaterra eram menos dotadas intelectualmente que a norma americana. Esta tese gerou uma grande revolta entre os luso-americanos e deu origem a estudos que contrapunham e refutavam muitos dos aspectos nela defendidos.
Hoje em dia parece-nos absurdo pensar nos termos em que a tese foi exposta, mas até ao primeiro quartel do séc. XX eram comuns teses nacionalistas com argumentos racistas. Nos Estados Unidos do séc. XXI podemos constatar que os luso descendentes são tidos e tratados como uma comunidade igual a tantas outras que contribuiram e contribuem para a construção da identidade americana.

Sem comentários:

Enviar um comentário